sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Vítor Manuel de Oliveira Lopes Pereira



O treinador português, natural de Espinho, nasceu a 26 de Julho de 1968.
Como praticante de futebol teve uma carreira modesta, tendo alinhado nas camadas jovens do Sporting de Espinho e com passagens pelo Avanca, Estarreja, Oliveirense, São João de Ver e Fiães.
Formou-se em Educação Física na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto e acabou o IV nível de treinador como segundo melhor aluno dessa turma, com uma média final de 17,9 valores.
Integrando as equipas técnicas iniciou-se no GondomarArrifanense e Esmoriz. No Esmoriz foi adjunto de José Guilherme (ex-adjunto de Carlos Queiroz e antigo treinador da Académica de Coimbra).
Vítor Pereira sentou-se no banco de suplentes, na temporada 2002/2003, para treinar a equipa de juniores C do Padroense, desempenhando as mesmas funções no FC Porto na época seguinte 2003/2004.
A passagem para os seniores surgiu na temporada 2004/2005, substituindo Luís Castro no comando da Sanjoanense já com a época na II Divisão B a decorrer, falhando o objetivo de promover o clube ao escalão superior, ao terminar na quinta posição. A Sanjoanense manteve-se na II Divisão B e Vítor Pereira também, mas em outro clube, o Sporting de Espinho (2005/2006).
A experiência no Sporting de Espinho começou bem, falhando por pouco a subida à Liga de Honra, ao terminar no segundo lugar do campeonato 2005/2006, quatro pontos atrás do Lousada. Vítor Pereira não chegou a concluir a época seguinte (2006/2007) na liderança dos “tigres” (Sporting de Espinho), tendo sido substituído por Amândio Barreiras.
Na época 2007/2008 teve um regresso às origens, voltando a orientar os juniores C do FC Porto.
Em 2008 foi contratado pelo Clube Desportivo Santa Clara, da Liga de Honra, onde permaneceu durante as épocas de 2008-2009 e 2009-2010, tendo acabado respectivamente em 3º e 4º lugar. Na primeira época ficou atrás do Olhanense e da União de Leiria a escassos dois pontos de subir ao escalão principal do futebol português. Na segunda época, Vítor Pereira, levou o clube açoriano aos oitavos de final da Taça de Portugal, acabando por ser eliminado pelo Arcos de Valdevez, tendo falhado novamente a promoção à Liga principal, apesar de ter mantido o Santa Clara na luta até ao fim do campeonato, que terminou no quarto lugar.
Em 2010 passou a desempenhar tarefas de treinador adjunto de André Villas-Boas no Futebol Clube do Porto até ao final da temporada 2010-2011.
Em 2011, com a transferência de André Villas-Boas para o Chelsea Football Club, assinou contrato de duas temporadas como treinador principal do Futebol Clube do Porto, onde irá receber um ordenado mensal na ordem dos 110 mil euros/mês.
Conquistou o seu primeiro título oficial da carreira em Agosto de 2011, após ter levado o Futebol Clube do Porto à vitória na Supertaça de Portugal, frente ao Vitória de Guimarães.[2].

1 comentário:

  1. Confesso que me intriga cada vez mais este personagem...
    Pessoas que o conhecem "de outros carnavais" dizem-me que nunca lhe reconheceram grandes capacidades, o curruculum assim o diz e, como por passe de mágica, aí está ele num dos lugares mais apetecíveis do futebol mundial.

    ResponderEliminar