segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Europeu em FCP: Itália

Está a decorrer um europeu de futebol, a minha competição favorita. Ora, se as vitórias mais recentes do Porto têm mais a ver com sul-americanos, também houve muitas páginas da história do FCP com assinatura de europeus.

Hoje, mais grupo C: Itália

Gigi Delneri


Alguém quer fazer a piadinha do "entrou de pé direito"?

Sim, já estou a fazer batota outra vez nesta série, em vez de um jogador é um treinador, mas há duas razões para escolher o Gigi Delneri (já agora, é Delneri e não Del Neri, ao contrário do que eu julgava):

a) não me consigo lembrar de nenhum italiano que tenha jogado no FCP (na altura em que veio o Gigi, falava-se na possibilidade de contratar o Simone Perrotta)

b) assim posso gabar-me de ter sido um dos muito poucos privilegiados a ver o FCP a jogar orientado pelo Delneri...

CARREIRA NO FCP

...num dos únicos dois ou três jogos que o Delneri orientou antes de ser posto na rua: foi na América, para emigrantes, contra o Galatasaray, num sol de verão insuportável, e o FCP perdeu 2-1, com um golo do Maniche no último minuto.

Não me lembro de ter ficado bem impressionado (obviamente), mas também não estava a prever que o Delneri fosse de requitó ainda antes de fazer um único jogo oficial

Disse o PC na altura: "Não se adaptou ao rigor do clube (...) Faltou a uma reunião comigo e avisou por fax e cancelou os treinos por dois dias."

Enfim, não digo que não o corressem, mas a saída do Luigi deu início ao tenebroso Ano Dos Três Treinadores. O Delneri voltou para Itália, onde já passou por mais metade da Série A - sem nunca estar mais de dois anos em cada clube.

UMA FRASE

"O meu sistema é este e não vou mudar. Senão não tinham ido buscar o Del Neri e tinham ficado com o Mourinho (...) não gosto que as minhas equipas joguem curto, prefiro que saiam com rapidez para o ataque." - Del Neri ao Record, preparando-se para sair com rapidez do FCP.

UM GOLO

Lamento, a Internet não parece conter imagens desse histórico Galatasaray-Porto no Giants Stadium. Em vez disso, tomem lá uma foto de um jovem Delneri nos seus tempos de jogador na Samp:


Não parece perfeito para um filme do Astérix?

E MAIS?

Em mais de 100 anos de Porto, nunca terá havido um italiano a jogar? Treinadores, houve mais dois: Catullo Gadda e Ettore Puricellli (ou Hector, que o homem nasceu no Uruguai...). Quem se lembrar de mais, diga por favor nos comentários...

3 comentários:

  1. @ Semedo

    do jogo no Giants Stadium há dois vídeos, «ambos os dois» referentes aos golos que ditaram o resultado final (0-2 para os turcos):
    1) golo de Sukur

    2) golo de Erdem


    (mas não dão para perceber muito bem o que pretendia o italiano para a nossa equipa)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. @Miguel: Mas o jogo ficou 2-1?!?!?!?! Os turcos não fizeram upload do golo do Maniche?

    ResponderEliminar
  3. @ Semedo

    como não encontrei informação relativa ao jogo, "confiei desconfiando" dos vídeos disponibilizados no youtubiu...
    (pelo que, upload do golo do Maniche... «já não há»... é como com as bombocas ;D )

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar