quarta-feira, 7 de agosto de 2013

FC Porto 2013/2014



Muita coisa nova. Jogadores e, sobretudo, treinador. Nova aposta de Pinto da Costa num jovem treinador português, sem experiência em clubes grandes. Deu frutos no passado, espero que assim continue.

Deste novo Porto apenas vi dois jogos. Porto-Celta e Porto-Napoli. Do que se viu deu para perceber uma coisa: o triângulo do meio campo inverteu e o Porto vai, ao que parece, jogar com duplo pivot "defensivo".

No plantel muita malta nova. Nova em idade e no clube. Saíram duas peças importantes, James e Moutinho, e, verdade seja dita, nenhum nome de peso foi, até ao momento, contratado.

De dizer também, que isto do mercado fechar muito tarde, qualquer antevisão do plantel é arriscada. Não faço ideia quem ainda vai chegar e quem eventualmente poderá sair.

Dito isto, é importante dizer que o FC Porto vai defender um Tri-Campeonato em que a soma de derrotas nessas três ligas é de 1 jogo! Temos por isso pela frente algo de muito complicado.

Do Porto do VP espero que se mantenha a força de, jogando bem ou mal, vencer. Paul Fonseca parece querer uma equipa mais solta, mais rápida, mas tem ainda muito trabalho pela frente, sobretudo porque o ADN do Porto desde Jesualdo baseia-se em Fernando, rei e senhor à frente da defesa. Com a colocação de outro jogador ao lado do polvo, tudo muda. Fico contente e curioso de ver o Porto a jogar com um possível 10. Seja Lucho, solução imediata, seja Quintero. De qualquer forma, não me alongo mais sobre a questão táctica sem antes ver mais jogos.

Passo ao plantel um a um:

Guarda-redes:

Hélton - Patrão. Dele peço mais do mesmo. Toda uma carreira baseada na regularidade. Sim, um erro aqui e ali, sobretudo em jogos de Champions, mas um guarda-redes que aguenta a titularidade numa equipa vencedora, que sofre sempre poucos golos, que é uma voz de comando, só pode merecer muito respeito. Já aqui escrevi que não é o estilo de guarda-redes que gosto, mas é o meu guarda-redes sem qualquer dúvida. Um ano de cada vez, é o número 1.

Fabiano - Gostava que fosse emprestado. Para mim seria o futuro titular mas tenho sempre medo de jovens guarda-redes que passam mais de um ano sem jogar. Mas a emprestar que seja a um clube de jeito, se não, mais vale ficar e esperar pelos joguitos das Taças.

Bolat - Todo um tratado sobre o meu desconhecimento, mas é sempre bom ter por perto um turco alto e careca, há túneis perigosos no futebol nacional.

Defesas:

Danilo - O meu ódiozinho. Mil vezes repito que ali há qualidade, mas a atitude é mais de metade do que um jogador pode ser. Tem de mudar. Pela pré-época parece ir no bom caminho. Tem de atacar, tem de se mostrar e bater os livres em jeito e não à Eusébio. Mas sobretudo, e aí acho que divirjo de muitos, tem de melhorar a defender e muito.

Fucile - Bom regresso... se o psicólogo não largar. Dele espera-se a entrega total... infelizmente com as pauladas escusadas. Se souber controlar o temperamento temos ali um óptimo remendo para qualquer altura. Pode mesmo ser titular em muito jogo se tiver cabecinha. O meu medo é as paragens cerebrais, mas o sangue é uruguaio, nada a fazer.

Alex Sandro - Um craque. Não pode adormecer e continuar a progredir. Prevejo ali uns milhões num futuro breve. A lesãozita atrasou-lhe a forma, mas julgo que em breve estará a 100%. Espero que desequilibre ainda mais ofensivamente, e um golito de vez em quando ficava-lhe bem.

Otamendi - Qualidade acima da média. Milhões à vista se mantiver a presença forte e a inteligência. Na minha opinião só precisa de gerir a intensidade. Não é necessário ganhar todos os lances como se fosse o último lance do jogo.

Mangala - Mais ainda do que o colega argentino, se dosear a força, se juntar ao poderio atlético um pouco mais de leitura de jogo pode ser dos melhores do mundo. Estamos a falar de um miúdo ainda.

Maicon - Ingrata tarefa para um central que já tinha estatuto. Lesões e concorrência são grandes obstáculos, vamos ver se de facto tem estaleca.

Abdoulaye - Sei lá. Tem em potência todas as qualidades dos colegas defesas, mas tem já adquiridos todos os defeitos! Bruto e burro, ou aprende ou pode ir à vidinha dele.

Diego Reyes - Nome bonito, estilo e mais não sei. Novinho, é para rodar.

Rolando - Pois, ainda lá anda. Não sei o que aconteceu a um jogador que já ganhou muita coisa.

Médios:

Fernando - O polvo. Jogador fundamental. Mais um fim de época e pré-época com as novelas habituais. Este ano tem o desafio de se adaptar a um novo esquema. Tanta qualidade na leitura de jogo e na recuperação tornam o desafio fácil, a questão é a cabecinha. Estará no sítio? Por certas atitudes nos jogos que vi, parece demasiado preocupado em discutir com os árbitros. Mas em forma, não há melhor médio a jogar a 6.

Castro - Para cumprir as quotas de portugueses e uma certa mística, para mim não é mais que isso.

Defour - Tem de assumir um papel de qualidade. Moutinho deixou ali um espaço que o belga com a experiência que tem (e o futebol) tem de aproveitar. Quero mais intensidade, mais desequilíbrio e golos.

Josué - Menino do treinador. Bom pé esquerdo, português e novo. Gosto. Mas é ano de pedalar.

Herrera - Qualidade sem dúvida. Feio quanto baste. Quero ver mais.

Carlos Eduardo - Não sei. Jeito tem, mas lentidão também parece. Mas não é fácil.

Tiago Rodrigues - Emprestar e deixá-lo jogar.

Lucho - Ícone. O papel que poderá ter este ano, mais solto a 10, pode ser muito melhor para ele. Não vai precisar de correr tanto e poderá marcar ainda mais golitos. De resto já tem lugar no panteão do Dragão.

Quintero - Craque mas verde. De qualquer forma é para meter lá para dentro sempre que possível. Pelo que vi apenas precisa de reagir mais rápido à perda de bola. Aquele pé esquerdo não engana, é à antiga.

Alas:

Izmailov - Caladinho, ao contrário do tempo no Sporting nunca está lesionado, apenas em gestão de esforço. Pois. Mas não sei porquê, o me palpite é ele jogar um ou outro joguito mais importante e resolver.

Licá - Gosto do toque de bola e do cabelo. Mas não me parece que tenha arcaboiço para o Porto.

Varela - O mal amado é a partir de agora o meu jogador favorito. A minha mania para esta época. Não me aborreçam.

Ricardo - Pode ir com o Tiago Rodrigues.

Kelvin - Pois. Aquele golo... pode ficar dez anos no plantel. Mostrou alguma evolução até ter começado a dar chutos ao Nolito.

Iturbe - Para ficar!!! Não preciso de ver mais. Aquela velocidade e objectividade são muito precisas. Sim defeitos aos trambolhões, mas para isso está o Alex Sandro nas costas. Pode ser a bomba do ano.

Avançados:

Ghilas - Uma opção nem que seja meia opção já é muito. Há ali coisa boa, mas o caminho é longo e complicado. Um golito a cada duas entradas ficava-lhe bem.

Jackson - O melhor jogador do ano passado tem novo desafio. Muito respeito tenho por este homem. Golos, isso pede-se. Qualidade em catadupa, humildade também, siga para a venda a 45 Milhões para o ano.

Treinador:

Paulo Fonseca - Esperar para ver. Aquela barba aparadinha não gosto muito, mas até lhe aprecio a energia positiva. Importante é ganhar a supertaça já. O resto é exigir que mantenha o que de bom havia e mudar um pouco a genica da equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário